Investir em energia solar é vantajoso em diversos aspectos. O sistema fotovoltaico não polui e nem agride o meio ambiente e gera uma economia de até 99% na sua conta de luz. Os painéis solares são fáceis de serem instalados e não exigem muita manutenção. Mas, afinal, você sabe como funciona essa tecnologia?
O que são sistemas fotovoltaicos?
Conhecer como é gerado o efeito fotovoltaico é fundamental quando for instalar um sistema. A energia solar fotovoltaica é a energia elétrica gerada através da conversão direta da luz do sol. Essa geração ocorre por meio de placas solares fotovoltaicas, que captam tanto a luz solar direta quanto a difusa ou seja, a radiação que incide diretamente sobre os módulos e também a luz presente ao redor. O projetista precisa calcular o rendimento energético de cada instalação. O objetivo para um bom rendimento é produzir 100% da energia média consumida pelo imóvel.
O que o projetista determina para a potência do projeto, permite aos consumidores sistemas que suprem tranquilamente o seu consumo elétrico mensal.
Cálculo de dimensionamento
Dando sequência ao processo, o projetista define o dimensionamento do sistema fotovoltaico ao calcular a energia estimada conforme a radiação solar disponível no local de instalação.
Com isso, a equipe também define a potência do sistema fotovoltaico, a tensão e o número de módulos que irão compor o projeto.
Conheça os componentes de um sistema de energia solar fotovoltaico.
Como a equipe instala o sistema.
A primeira etapa é preparar o local de instalação. Com base no layout desenhado, a equipe projeta onde será alocado cada painel solar. Depois, passa para a fase de instalação dos suportes dos painéis solares. Em telhados de barro, a equipe remove as telhas nos pontos corretos, conforme o layout, e aparafusa os suportes nesses locais, formando a base de fixação do sistema.
Em telhados de metal, a equipe realiza uma instalação mais simples e aparafusa os suportes diretamente na telha metálica, garantindo segurança e proteção contra infiltrações.
A próxima etapa é colocar os trilhos onde os painéis solares serão fixados. As estruturas de fixação são todas pré-fabricadas, normalmente em alumínio.
Os trilhos se encaixam nos suportes e oferecem o local ideal para a fixação dos painéis solares.
Feito isso, chega a parte de instalar as placas solares sobre os trilhos e conectar os cabos. Após ter colocado os painéis, é a hora de conectá-los no inversor solar e instalar o inversor na rede elétrica do seu imóvel.
Esta é a parte final da instalação, onde quem trabalha é somente o eletricista. Após a instalação e a conexão à rede, o sistema de energia solar já está produzindo energia elétrica e você começa a economizar na conta de luz imediatamente.
Depois de ler esse artigo e entender melhor sobre o processo de instalação do sistema de energia solar, você talvez tenha se interessado em produzir sua própria energia e esteja se perguntando: “Onde posso conseguir tudo isso?”
A Alba Energia está no mercado há 10 anos e já possui mais de 600 projetos realizados! Solicite um orçamento e tenha o seu projeto dimensionado e instalado na sua residência, empresa, comércio ou agronegócio, gerando energia e a economia que você precisa em pouco tempo.
Clique aqui e entre em contato com a gente.
Outros Posts
29 de janeiro de 2026
Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar: entenda as diferenças e quando cada solução é mais vantajosa
Diferenças entre Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar convencional…


