A instalação da energia solar pode transformar o seu telhado em um gerador de energia elétrica e traz três benefícios imediatos: economia de até 99% na sua conta de luz, proteção contra inflação energética e valorização do seu imóvel.
Basicamente, o funcionamento de um sistema solar começa com as placas fotovoltaicas, que captam a luz do sol e convertem em energia elétrica dentro de suas células. Essa energia passa pelo inversor, que a converte para os padrões da rede para que possa ser consumida imediatamente.
Meu imóvel suporta um sistema de energia solar?
Depois que você escolheu gerar a própria energia e a empresa que irá fazer a instalação, o próximo passo é conferir a estrutura da propriedade. Ou seja, verificar se a edificação e seu entorno estão adaptados para receber a instalação de um sistema de energia solar, pois isso pode comprometer o desempenho do mesmo. Para verificar se o imóvel tem uma estrutura para receber o sistema de energia fotovoltaica, é feito uma visita da empresa no local e preenchido um checklist com todas as informações básicas para que a engenharia tenha condição de executar um bom projeto. Caso o projeto seja um pouco complexo será marcado uma visita da equipe de engenharia para verificar o local.O que fazer em caso de falta de infraestrutura elétrica?
Quando a propriedade ainda está em construção, a equipe analisa o projeto para embutir toda a infraestrutura sem comprometer o design da unidade consumidora. Quando o imóvel já está pronta e não possui infraestrutura embutida em alvenaria é necessário que utilize eletrodo ou eletro calhas para encaminhar os cabos elétricos até o local onde irá executar a conexão com a concessionária de energia. Para fazer isso da melhor maneira, é preciso analisar a infraestrutura existente e adequar a nova estrutura ao sistema fotovoltaico.O que fazer em caso de falta de telhado?
Em alguns casos a unidade consumidora não possui telhado suficiente para instalar um sistema fotovoltaico que satisfaça o consumo da mesma. Para isso, existem algumas alternativas para corrigir esse problema:- Adaptar para uma estrutura metálica é uma solução amplamente utilizada para correções de orientação e para aumentar a área útil dos telhados. Porém, para que seja bem executada exige alguns cuidados e procedimentos de análise técnica.
- A compensação de créditos é outra solução para tentar solucionar esse problema. Nesses casos, é possível gerar energia em outro imóvel com maior área de telhado disponível e compensá-la na unidade consumidora onde a instalação não foi viável.
- Outra opção é o aumento da potência dos módulos para que possa diminuir a quantidade de painéis sem prejudicar a geração de energia. Consequentemente será necessária uma área de telhado menor do que a anterior.
- Pode também aumentar a estrutura para o solo ou estacionamento. Em alguns casos, pode-se realizar a instalação de carports solares com dimensões e angulação personalizados, com o objetivo de captar maior quantidade de radiação solar e, assim, aumentar a sua eficiência.
Outros Posts
11 de julho de 2025
Quais são os componentes da tarifa de energia elétrica?
A tarifa de energia elétrica representa o valor que os consumidores pagam pelo…
2 de julho de 2025
Reforma do setor elétrico: entenda o que muda com a MP nº 1.300/2025
Cenário regulatório em transformação, ampliação do mercado livre de energia,…
31 de janeiro de 2025
Conheça a matriz energética do nosso país e as vantagens e desvantagens de cada tipo
Conheça a matriz energética e as particularidades de cada fonte de energia que…



