Sem dúvidas, a conta de energia é um dos grandes desafios que impacta na lucratividade no setor de agronegócio. Tendo em vista que os maiores responsáveis pelo aumento de energia elétrica são os maquinários de ponta e equipamentos tecnológicos, a energia solar rural rapidamente se tornou uma excelente solução.
O setor, hoje, ocupa uma posição de destaque na economia, uma vez que é responsável por 23,5% do PIB brasileiro. O Brasil por si só já oferece grandes vantagens de desenvolvimento para pequenas e médias empresas de produção agropecuária, já que apresenta vasta extensão territorial fértil, abundância de água, clima favorável e muita luz do sol.
No entanto, muitos produtores acabam deixando investimentos importantes de lado porque a conta de luz está cada vez mais cara. Mas e se o produtor pudesse colaborar com a preservação ambiental, reduzir pela metade a sua conta de luz, reduzir custos e ainda ter um aumento de lucratividade? Confira a seguir a importância da energia solar para o agronegócio!
Energia solar traz excelência para o setor de agronegócio
O uso de energia limpa está sendo cada vez mais incentivado pelo Governo no Brasil. A expansão das energias renováveis na agropecuária é impulsionada, entre outros fatores, pelo baixo custo da energia elétrica proporcionado pelas usinas fotovoltaicas.
Um ponto de atenção é que o uso da energia hidrelétrica, atualmente, tem trazido muitos prejuízos e riscos para os produtores rurais. Nos períodos de seca, que geram racionamento, é muito comum que haja apagões e aumento de custos energéticos que trazem forte impacto negativo no agronegócio.
Por outro lado, a energia solar é potencialmente gratuita. Os painéis solares têm garantia de até 25 anos de uso, ou seja, são duas décadas de energia praticamente imune a inflação energética e a custos adicionais.
Além disso, ao optar pela geração de energia solar, o agronegócio ganha diferencial competitivo, tanto no ponto de vista financeiro quanto no seu posicionamento de mercado.
A tecnologia fotovoltaica é uma tendência no mundo que irá crescer muito nos próximos anos. A possibilidade de gerar sua própria energia, de forma limpa e sustentável, sem grandes estruturas e sem altos custos com manutenção está chamando a atenção de muitos produtores rurais.
Por que investir em energia solar no agro?
A energia solar já é uma realidade nas fazendas e contribui significativamente para a redução de custos em diversas operações e sistemas produtivos.
Desde 2017 os agricultores descobriram que é possível gerar a sua própria energia por meio do sistema fotovoltaico. Com isso perceberam uma notável redução de custos, muita economia e a possibilidade de quitar as próximas faturas com os créditos de geração de energia excedente (que possuem validade de até 5 anos).
Atento a essa expansão, o Pronaf oferece linhas de crédito ao agricultor, com juros abaixo do mercado e prazos de até 10 anos para pagamento.
Em relação ao sistema de energia solar fotovoltaico, temos duas linhas de créditos: a Pronaf Eco e a Pronaf Mais Alimentos. Em ambas as linhas, a taxa de juros é de aproximadamente 2,5% ao ano e a participação BNDES no valor dos itens financiáveis é de até 100%.
Portanto, investir na energia solar traz inúmeras vantagens ao produtor rural. Conheça agora mesmo nossa solução ou fale com um de nossos consultores e saiba como gerar a sua própria energia solar com segurança!
Fique por dentro de todas as novidades e notícias, siga-nos nas redes sociais!
Outros Posts
29 de janeiro de 2026
Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar: entenda as diferenças e quando cada solução é mais vantajosa
Diferenças entre Grid Zero, sistemas híbridos e energia solar convencional…
22 de janeiro de 2026
Como a energia solar impulsiona o agronegócio no verão
Energia solar no agronegócio durante o verão garante eficiência na irrigação,…




