Com o aquecimento global e suas ações negativas no planeta, ser sustentável é mais que moda, é um dever das empresas e da sociedade. Consumir energia renovável é uma medida eficiente para compensar os efeitos emitidos pelo CO2, grande vilão do aquecimento global.
Mesmo que os números venham aumentando com o tempo, apenas 13% do consumo mundial é proveniente de fontes de energia renovável.
Em 2014, o uso de energia limpa foi responsável por evitar 1,5 gigatonelada (Gt) de CO2. Embora esses números pareçam pequenos quando comparados às 32,3 Gt de CO₂ geradas pelos combustíveis fósseis (carvão, óleo e gás natural) no mesmo período, essa redução pode ser considerada um grande avanço.
Mas afinal, o que é Energia renovável?
A energia renovável é aquela obtida por meio de recursos naturais, como o sol, o vento e a chuva, que naturalmente são reabastecidos e por isso considerados inesgotáveis.
Algo que costuma gerar confusão mas muito importante de se lembrar é que nem todo recurso natural é renovável. A exemplo disso temos o carvão, que embora seja extraído da natureza é um recurso finito.
Conhecendo um pouco mais sobre as principais fontes de energia renovável
Energia Solar
Como o nome indica, a energia solar vem da luz do sol, que placas fotovoltaicas captam e transformam em energia elétrica. Essa é uma das formas mais sustentáveis para se gerar eletricidade.
Energia Eólica
A energia eólica aproveita a força dos ventos por meio de aerogeradores, que transformam a energia cinética do movimento das hélices em eletricidade.
Energia Hídrica ou Hidrelétrica
Energia hidrelétrica é o aproveitamento da energia cinética contida no fluxo das águas. Essa energia faz as turbinas do sistema da usina elétrica se movimentarem, gerando assim a energia elétrica.
Energia de Biomassa
A biomassa gera energia por meio da decomposição de resíduos orgânicos vegetais ou animais, oferecendo uma alternativa sustentável ao uso de combustíveis fósseis.
A maioria das fontes citadas são viáveis apenas para grandes usinas de geração de energia, como por exemplo as energias hidrelétrica ou eólica. No entanto, os sistemas fotovoltaicos permitem que utilizemos a energia solar para produzir nossa própria eletricidade.
Uma ótima maneira de aliar a responsabilidade social com uma boa economia financeira!
Inclusive temos um material bem interessante que aborda justamente essa ideia: Economia e sustentabilidade
Agora ser estiver buscando informações sobre o sistema fotovoltaico, é só entrar em contato com a nossa equipe, nossos especialistas estão prontos para te atender!
Outros Posts
5 de dezembro de 2024
COP29: saiba tudo o que aconteceu
A COP29, 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre…
20 de setembro de 2024
Você conhece os tipos de emissão de carbono produzidos por uma empresa?
O debate sobre mudanças climáticas e sustentabilidade nunca foi tão urgente…




