Instalar um sistema fotovoltaico sozinho, sem a intervenção de um especialista, não é um processo simples, principalmente quando não se tem o conhecimento necessário.
05/03/2021
Alba
A população já está começando a enxergar a Energia Solar Fotovoltaica como uma solução de economia. Por esse motivo, é comum encontrarmos empresas que fornecem kits de Energia Solar.
Entretanto, instalar um sistema fotovoltaico sozinho, sem a intervenção de um especialista, não é um processo simples, principalmente quando não se tem o conhecimento necessário.
Resolvemos listar alguns riscos que você poderá lidar, caso não tenha o preparo profissional para realizar a instalação dos painéis solares. Confira!
Todo o processo necessita de ferramentas específicas como equipamentos de testes, de cálculo preciso, cabeamentos, além dos itens de proteção (EPIs), que são extremamente importantes para garantir a segurança do instalador.
Tudo isso torna a instalação mais eficiente e evita danos ao sistema que podem ser irreversíveis. Além disso, qualquer etapa realizada de forma incorreta poderá prejudicar o desempenho das placas e, consequentemente, não gerar a potência energética esperada.
Os especialistas em instalação seguem à risca todo o planejamento de dimensionamento realizado pelos engenheiros. Antes de executar a instalação das placas solares, é essencial analisar os seguintes fatores:
Além de tudo isso, são realizados testes para verificar o desempenho do sistema. Caso alguma dessas etapas seja ignorada ou executada incorretamente, poderá gerar prejuízos e não atender a sua necessidade.
Quando não há um planejamento personalizado de acordo com a sua necessidade, pode ocorrer um gasto excessivo por uma demanda energética muito maior do que o imóvel consome.
Uma das características do Sistema Solar Fotovoltaico é, justamente, gerar mais energia do que a demanda mensal do imóvel. Por isso são gerados os créditos de energia, que podem ser utilizados para quitar a fatura dos meses subsequentes.
Além disso, ao invés de toda economia no seu bolso que a Energia Solar pode oferecer, você poderá arcar com sérios prejuízos devido ao baixo desempenho do sistema, danos aos equipamentos, danos ao sistema elétrico do imóvel e até mesmo acidentes.
Mesmo que pareça um processo simples, exige muito conhecimento técnico, cuidado e assertividade na instalação. Por isso conte sempre com um especialista para instalar o sistema de energia solar.
Nesta etapa, é exigida muita experiência sobre questões de voltagens e tensões que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema e a comunicação eficiente com a rede distribuidora de energia.
Além disso, após a instalação do sistema é necessário instalar o equipamento medidor bidirecional, responsável por documentar a energia gerada pelo sol e demanda do imóvel. Somente com esse equipamento é possível contabilizar os créditos de energia na fatura da conta de luz.
Quando uma empresa especializada realiza a instalação do seu sistema fotovoltaico, você consegue monitorar os painéis.
O monitoramento remoto permite o acompanhamento em tempo real do funcionamento e desempenho do seu sistema fotovoltaico. Os dados são enviados pela rede wi-fi e podem ser acompanhados pelo seu computador, tablet ou celular.
Além disso, você ainda garante um suporte exclusivo pós-vendas. Toda dúvida que surgir após a instalação, você terá ao seu lado uma equipe capacitada para te auxiliar.
Caso você tente realizar a instalação sozinho, além de ter as dificuldades mencionadas nos tópicos anteriores se arriscará a perder um suporte de qualidade.
Somente assim você irá usufruir de todos os benefícios com toda tranquilidade e segurança. Caso tenha restado alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com um de nossos especialistas para te ajudar!
Acompanhe nossas redes sociais!
Saiba mais sobre
energia solar