Separamos os principais termos que fazem parte de todo processo de planejamento, instalação e monitoramento de um Sistema de Energia Solar.
16/04/2021
Alba
O avanço tecnológico possibilitou a inovação de gerar a sua própria energia por meio das placas solares. De acordo com uma pesquisa do Portal Solar, estima-se que até 2024 haverá, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede em todo o território brasileiro.
Separamos os principais termos que fazem parte de todo processo de planejamento, instalação e monitoramento de um Sistema de Energia Solar. Entenda suas definições:
1 – Energia renovável: é tipo de energia proveniente de fontes naturais e que se renovam continuamente, a principal delas é a Energia Solar.
2 – Sistema fotovoltaico: tecnologia que ajuda a converter a luz solar em energia elétrica com o uso de materiais semicondutores. O sistema fotovoltaico é formado por células solares que são responsáveis por captar a luz do sol.
3 – Autossuficiência energética: o fato de produzir sua própria energia. Simples assim.
4 – Sistema on grid e off grid: off-grid é o Sistema de Energia Solar que não está conectado à rede elétrica convencional. Geralmente utilizado em áreas rurais de difícil acesso ou agronegócio.
Já o sistema fotovoltaico on-grid é conectado à rede elétrica, que possibilita o sistema de compensação de créditos de energia.
5 – Painel solar ou módulo solar: é um dispositivo que consiste em várias células fotovoltaicas que se conectam para formar um circuito.
6 – Célula fotovoltaica: Componente que captura a luz em um painel solar fotovoltaico.
7 – Inversor solar: é a parte do sistema que converte a corrente contínua (CC) que os painéis solares geram em corrente alternada (CA).
8 – Micro inversor: o micro inversor converte a energia de corrente contínua para até 2 módulos solares.
9 – Quadro geral de distribuição: aparelho que recebe a eletricidade gerada pelo inversor.
10 – Medidor bidirecional: aparelho mede a quantidade de energia injetada na rede e a energia consumida pelo usuário.
11 – Quilowatt hora (kWh): unidade padrão para medir energia elétrica.
12 – Horário de pico do sol: horário durante o dia que é responsável pela maior geração de energia para o seu sistema. Geralmente a maior irradiação solar acontece entre as 10h e as 15h).
13 – Projeto de Energia Solar: é a etapa que deve ser realizada antes da instalação, levando em conta os objetivos e necessidades do consumidor.
14 – Técnico instalador solar: profissional especializado e habilitado com todas as normas regulamentadoras para realizar o processo de instalação do sistema.
15 – Monitoramento solar: processo em que um software é usado para rastrear e gerenciar as atividades do Sistema de Energia Solar. É possível obter informações importantes sobre o desempenho do sistema.
16 – Usina solar: estações de geração de energia elétrica de grande porte, geralmente instaladas em indústrias, agronegócio ou Instituições.
17 – Payback de investimento: referente ao tempo que leva para retornar o dinheiro investido no sistema.
18 – Autoconsumo remoto: é quando o consumidor utiliza os créditos de energia gerados para quitar faturas de outras propriedades em seu nome. Isso facilita a geração de energia solar em locais alugados ou onde não há a possibilidade de instalação do sistema.
19 – Certificação LEED: certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela Organização não governamental (ONG) americana U.S. Green Building Council (USGBC).
20 – Selo solar: é concedido para empresas, instituições públicas e privadas e proprietários de edificações comerciais ou residenciais. Tem como finalidade indicar que as empresas colaboram com a sustentabilidade do planeta, utilizam processos que não geram impactos no meio ambiente e que se preocupam com o bem-estar dos seus consumidores.
21 – Manutenção do painel solar: processo que elimina sujeiras acumuladas em cima dos painéis solares. A manutenção de Energia Solar deve ocorrer pelo menos duas vezes por ano.
22 – Instalação de energia solar: última etapa antes do sistema fotovoltaico entrar em pleno funcionamento.
23 – Eficiência do módulo fotovoltaico: o termo eficiência significa a porcentagem de luz solar que os painéis convertem em eletricidade.
24 – Regularização do sistema: processo de homologação (ou liberação) para o funcionamento do sistema fotovoltaico junto à concessionária de energia da região.
25 – Financiamento de energia solar: viabiliza a instalação facilitada de placas solares com taxas acessíveis.
E aí, gostou de enriquecer ainda mais o seu conhecimento sobre a Energia Solar? Aproveite para compartilhar este conteúdo nas redes sociais e ajudar a promover a sustentabilidade do planeta!
Acompanhe nossas redes sociais!
Saiba mais sobre
energia solar