Em um cenário, o qual as tarifas tendem a crescer, olhar para nossas ações pode resultar em economias valiosas.
O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões responsáveis pelo aumento na conta, chegando a 25%. Uma alternativa, quando não estiver frio, é deixar a resistência em modo verão.
Muitas pessoas ainda utilizam lâmpadas fluorescentes e incandescentes. Nesse caso, o LED pode ser a melhor saída, visto que seu consumo é baixíssimo em comparação aos outros modelos.
Embora não seja comum, a fuga de energia representa um consumo de até 30%. Caso note que sua conta não está correta diante seu consumo, faça um teste, desligando luzes, equipamentos e eletrodomésticos.
Quanto mais antigo o modelo, maior será o consumo com ar-condicionado. Um consumo de 4 horas diárias equivale a 100 kWh, podendo chegar a R$10,00 por dia.
Por mais que seja um facilitador diário, sobrecarregar as extensões e benjamins pode ocasionar a perda de energia, além de não ser recomendado para a segurança elétrica da residência.
A máquina de lavar é indispensável, mas seu uso deve ser consciente. Evite lavar repetidas vezes, espere acumular uma quantidade que consiga suprir um ciclo completo e com uso total de sua capacidade.